AUTOMAÇÃO

A automação predial passou a ser sinônimo para integração e uma tendência mundial na medida em que racionaliza o uso da energia, além de proporcionar conforto e segurança para os ocupantes de uma edificação. O sistema de automação predial poderá englobar diferentes sistemas de iluminação, elétricos (incluindo medição e rateio), ar condicionado, hidráulicos, entre outros.

Por meio da utilização de dispositivos elétricos e eletrônicos é possível elevar o conforto e aumentar a produtividade dos trabalhadores, pois relaciona-se com o bem-estar no local de trabalho. A automação aumenta a segurança através de sistemas eletrônicos, garante um elevado padrão de proteção aos usuários do edifício e diminui os riscos de danos ao patrimônio.

Com a otimização do uso das instalações de refrigeração e aquecimento, controles adequados da rede elétrica e escalonamento adequado das operações das utilidades acontece uma redução do consumo e na demanda de energia.

Trata-se de um mercado em crescente expansão e com um potencial bastante expressivo, onde existem inúmeras aplicações e produtos para facilitar as atividades do dia-a-dia, visando trazer vantagens para seus usuários. As aplicações de automação predial permitem um projeto arquitetônico moderno, à frente daqueles que desconsideram as exigências do mundo moderno, como conforto, praticidade e segurança.

Através de sistemas de automação predial é possível obter:

1) Otimização do consumo de energia total do prédio como um todo;

2) Monitoramento de ambientes saudáveis e produtivos, através da supervisão e controle do sistema de Ar Condicionado, garantindo a máxima eficiência dos equipamentos;

3) Fornecimento de acesso a informações do empreendimento, através da tecnologia de ponta e serviços especializados para automação dos seus equipamentos e áreas atendidas;

4) Racionamento de utilização de energia pelo controle de subestações, iluminação e geradores, otimizando o consumo de energia;

5) Controle de desperdício no sistema hidráulico;

6) Controle de abertura e fechamento de portas dos sistemas de elevadores. Este sistema permite ainda monitorar o sistema de segurança (utilização de câmeras, por exemplo);

7) Integração do Sistema de Automação Predial ao Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio. Na ocorrência de um evento, os sistemas de ventilação de pressurização de escada são acionados automaticamente e o ar-condicionado desligado.

Para cada um dos casos acima, nós já participamos de projetos. Temos parceria com os melhores fornecedores do mercado, oferecendo equipamentos com protocolo aberto, de forma a não gerar empecilhos para a ampliação dos sistemas.